Estágio curricular na Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte: uma experiência exitosa do curso de Farmácia da UFMG de inserção no Sistema Único de Saúde

Desde o segundo semestre de 2016, os estudantes do curso de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) podem realizar o estágio curricular em unidades da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte. As atividades previstas no estágio são relacionadas à Assistência Farmacêutica, incluindo programação, armazenamento e controle de estoque de medicamentos, dispensação, acompanhamento farmacoterapêutico e atividades educativas sobre uso racional de medicamentos e outros temas relevantes para a promoção da saúde. A realização do estágio tem proporcionado aos alunos vivência no sistema público de saúde, com o desenvolvimento de habilidades de atuação multiprofissional e multidisciplinar, de acordo com as necessidades de saúde da população.

No segundo semestre de 2017 os estudantes dos estágios curriculares de Farmácia da UFMG vêm desenvolvendo suas atividades em duas unidades da Atenção Primária à Saúde e duas Farmácias Distritais de Belo Horizonte: pólo de NASF Centro de Saúde Gentil Gomes/Centro de Saúde Padre Fernando de Melo, pólo de NASF Centro de Saúde São Tomás/ Centro de Saúde Campo Alegre, Farmácia Distrital Nordeste e Farmácia Distrital Venda Nova. Os alunos têm relatado excelentes experiências de estágio.

O aluno Célio Rezende Lara Júnior forneceu o seguinte depoimento:

“… ao participar do processo seletivo para vaga no SUS não imaginava de fato que eu vivenciaria a experiência que me faria, enfim, me enxergar como Farmacêutico. Começo logo assim para demonstrar o quanto este estágio tem moldado a minha visão e minha postura profissional. Faço estágio na Farmácia Distrital de Venda Nova e fui super bem recebido pelo Gerente e demais farmacêuticos do distrito, no dia a dia do estágio tenho oportunidade de desenvolver competências de gestão, conhecer e participar do ciclo da assistência farmacêutica, auxiliar ativamente em práticas para a promoção da saúde no distrito, estabelecer networking através de reuniões e participação em diversas instâncias do SUS em BH e enxergar o quanto as relações humanas são essenciais para obtermos sucesso como profissionais da saúde.”

A estudante Graziela Mendes relatou:

“… meu estágio está sendo realizado na Farmácia Distrital da Regional Nordeste de Belo Horizonte. Neste estágio estou vivenciando na prática as funções técnico-gerenciais que um farmacêutico pode executar. Estou gostando muito da experiência, porque em nosso curso temos poucas oportunidades de vivenciar esse tipo de atividade, que geralmente a maioria de farmacêuticos que trabalham no SUS exerce. Como a Farmácia Distrital distribui medicamentos e insumos farmacêuticos para as 21 Unidades Básicas de Saúde, 3 CERSAM1 e a UPA2 da regional, tenho tido a oportunidade de observar como o ciclo de Assistência Farmacêutica funciona na prática, o que é muito interessante para meu desenvolvimento profissional.”

A aluna Hellen Rose Azevedo Silva informou:

“…faço estágio em dois centros de saúde. No estágio acompanho a farmacêutica em suas atividades diárias. Essas atividades são: seleção, programação, aquisição, distribuição, atenção e administração. Fazer estágio em centro de saúde tem sido uma experiência ímpar, pois tenho a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos na faculdade. Tenho contato com pacientes através de grupos de educação, consultas farmacêuticas e dispensação de medicamentos, interação com outros profissionais de saúde nas consultas compartilhadas e nas reuniões do Núcleo de Apoia à Saúde da Família (NASF). Além da atividades citadas acima, estou tendo a oportunidade de aprender sobre gestão de pessoas e processos administrativos.”

Os estudantes de Farmácia da UFMG que tem intenção em realizar o estágio curricular na Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte podem procurar a professora coordenadora do estágio em farmácia comunitária Marina Guimarães Lima, do Departamento de Farmácia Social para obter informações a respeito do processo seletivo.

aluna estagio

A estudante Hellen Rose Azevedo Silva em suas atividades de estágio

1CERSAM:Centro de Referência em Saúde Mental; 2UPA: Unidade de Pronto Atendimento