Apresentação

A Saúde pode ser contemplada de três formas: PROMOÇÃO, PREVENÇÃO e MANUTENÇÃO. Sabemos que o corpo humano, quando em pleno equilíbrio, resiste bem às doenças. Neste contexto, a Ciência de Alimentos contribui investigando os mecanismos e o papel exercido pelos alimentos e nutrientes na busca deste equilíbrio.
Até recentemente o alimento era visto como fonte de nutrientes, apenas. Hoje, a percepção é bem mais abrangente. “O homem é aquilo que come”, tem sido comprovado cientificamente. Além disso, diversos estudos têm demonstrado que muitos componentes dos alimentos apresentam propriedades/atividades biológicas, além das nutricionais.

Assim sendo, o Departamento de Alimentos, por meio de atividades de ensino, pesquisa e extensão, demonstra o reconhecimento da importância da Ciência de Alimentos, na formação do Farmacêutico, para sua atuação na promoção da saúde, bem como o entendimento da evolução desta Ciência e de suas características multidisciplinares e específicas, diretamente associadas aos avanços científicos para garantia da segurança alimentar. E ainda, que estãs são de fundamental importância, pois incluem aspectos nutricionais, a descoberta de novos compostos e a elucidação de seus mecanismos de ação, o desenvolvimento de novos produtos e novas tecnologias de produção e controle, incluindo alimentos para fins especiais, além da identificação de fraudes, de compostos tóxicos ou alergênicos em alimentos, assim como aspectos regulamentares. Neste contexto, é necessário ressaltar que o alimento deve ser avaliado sob os aspectos físico-químicos, microbiológicos, toxicológicos, sensoriais, e de rotulagem desde a obtenção das matérias-primas até o consumo do produto final, para manutenção da sua qualidade e consequente promoção da saúde.

Rolar para cima