Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Ciência de Alimentos (PPGCA), por meio dos Cursos de Mestrado e Doutorado, tem por objetivo a formação de pessoal qualificado para a docência, para o desenvolvimento de pesquisas originais e independentes, e para a atuação como liderança técnico-científica na área de Ciência de Alimentos. O Programa envolve, especialmente, o desenvolvimento do conhecimento pertinente à qualidade dos alimentos, à composição química e alterações bioquímicas dos alimentos, e aos efeitos da alimentação sobre o estado de saúde de indivíduos e populações, contribuindo para a evolução da área de Ciência de Alimentos, bem como para a melhoria da qualidade de vida da população.

O PPGCA teve sua origem no Curso de Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos, criado em 1972, por convênio assinado entre a Universidade Federal de Minas Gerais, a Universidade Federal de Viçosa e a Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais. Em 1977, o Curso foi definitivamente alocado na Faculdade de Farmácia e, em 1983, com a reorganização dos Departamentos, foi vinculado ao recém-criado Departamento de Alimentos. Seguiu-se a reestruturação do Curso no que diz respeito à área de concentração, linhas de pesquisa e disciplinas e este passou a denominar-se Curso de Pós-Graduação em Ciência de Alimentos (CPGCA). Em 1992, o Curso de Mestrado foi credenciado e no biênio 1999/2000 atingiu o conceito cinco na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Em função do desempenho do Curso e da ampliação de seu corpo docente, tendo em vista o potencial já existente em diferentes setores da própria UFMG, foi criado o PPGCA, com a área de concentração Ciência de Alimentos, nos níveis de Mestrado e Doutorado. A criação do Programa foi aprovada em abril de 2002 pelo Conselho Universitário da UFMG e em julho de 2002 pelo Conselho Técnico Científico da CAPES. Atualmente, o PPGCA possui conceito quatro na avaliação da CAPES.

Coordenadora: Profa. Verônica Ortiz Alvarenga
Subcoordenadora: Profa. Raquel Linhares Bello de Araújo