Informações sobre a migração para a nova matriz curricular do Curso de Farmácia

Prezados(as) Alunos(as),

A pedido da Professora Cristina Mariano Ruas, Coordenadora do Colegiado de Coordenação Didática do Curso de Farmácia, informamos que, após definição do Núcleo Docente Estruturante-NDE do Curso de Farmácia e recomendação da Pró-Reitoria de Graduação-PROGRAD, o Colegiado de Farmácia decidiu por fazer a migração dos alunos da matriz atual  do Curso de Farmácia para a nova matriz curricular, conforme explicitado abaixo:

No 2º semestre de 2018, todos os alunos que estiverem que cursar pelo menos uma disciplina do ciclo  básico, (ICB e ICEX) serão migrados para a matriz 2018.

No 1º semestre de 2019, os demais alunos  serão migrados para a matriz 2018, exceto os alunos que tiverem previsão de formatura para 1º semestre de 2019.

Principais Mudanças em relação à matriz curricular antiga (D/N 2016-1X)

Tempo de Integralização Curricular

A nova matriz curricular possui tempo de integralização máximo de 20 semestre tanto para DIURNO, quanto NOTURNO.

Redução de Carga Horária

• MOF142 – Citologia e Histologia F – Diminuição da carga horária da disciplina obrigatória de 105 h para 75h, das quais, 30 h serão de aulas teóricas e 45 h serão de aulas práticas.
  • BIG157- Genética F- Diminuição da carga horária da disciplina obrigatória de 60 h teóricas para 45 h teóricas.
  • QUI291- Química Inorgânica F Diminuição da carga horária da disciplina obrigatória de 45 h teóricas para 30 h teóricas..
  • QUI292- Química Inorgânica Experimental F Diminuição da carga horária da disciplina obrigatória de 45 h teóricas para 30 h teóricas.
  • QUI293- Elementos de Físico-química – Diminuição da carga horária da disciplina obrigatória de 90 h teóricas para 75 h teóricas, sendo 60 h teóricas e 15 h de práticas.
  • MIC030-Microbiologia Básica (MIC014) de 75 h para 60 h, sendo 30 teóricas e 30 h práticas.
  • BOT035-Botânica, redução de 60 h para 30 h, sendo 20 teóricas e 10 h práticas.
  • PAR026-Diminuição da carga horária da disciplina obrigatória Parasitologia Humana F de 60 h totais, sendo 15 h teóricas e 45 h práticas, para 45 h totais, sendo 15 h teóricas e 30 h práticas.
  • QUI294-Diminuição da carga horária da disciplina obrigatória Química Orgânica II  de 60 h teóricas para 45 h teóricas.
  • QUI295-Diminuição da carga horária da disciplina obrigatória Química Analítica Instrumental de 90 h teóricas para 75 h, sendo 30 h teóricas e 45 h de práticas.
  • FAS039-Diminuição da carga horária da disciplina obrigatória Estágio em Farmácia I de 375 h para 210 h, sendo 15 h teóricas e 195 h de práticas.

Aumento de Carga Horária

• FAF094 e FAF095-Aumento da carga horária da disciplina obrigatória Estágio em Ciências Farmacêuticas de 435 h para 600 h, sendo 30 h teóricas e 570 h de práticas.
  • Aumento da carga horária da disciplina Estágio Optativo I de 15 h para 30 h, sendo 03 h teóricas e 27 h de práticas.
  • Aumento da carga horária da disciplina Estágio Optativo II de 45 h para 90 h, sendo 09 h teóricas e 81 h de práticas.

Inclusão de Disciplinas

• FAS038-Inclusão da disciplina como obrigatória Monografia em Ciências Farmacêuticas I, de 15 h teóricas, sendo pré-requisito para a Monografia em Ciências Farmacêuticas II (FAF093).
  • PFA131-Inclusão da disciplina como obrigatória Fundamentos de Ciências Farmacêuticas, proposta pelo Departamento de Produtos Farmacêuticos. O Departamento considera relevante a introdução do aluno às ciências farmacêuticas em período inicial do curso.

Disciplinas com alteração de Grupo

• Exclusão da obrigatoriedade da disciplina Fundamentos de Física (FIS093) que passará a ser optativa.
  • Exclusão da obrigatoriedade da disciplina Biologia Molecular (BIQ058) que passará a ser optativa
  • Exclusão da obrigatoriedade da disciplina Patologia Especial (PAG012) que passará a ser optativa

O Colegiado de Farmácia, durante esta semana, estará realizando a migração dos alunos que estão cursando o ciclo básico para a nova matriz curricular.  A partir do dia 14 de julho, sábado, caso identifiquem que a migração não foi realizada ou realizada indevidamente, favor entrar em contato com o Colegiado para que possamos verificar a situação.

Atenciosamente,

Colegiado de Coordenação Didática do Curso de Farmácia

Informações sobre a nova matriz D2018-N2018

Regras de transição para os alunos que serão migrados no próximo semestre