AIDS 2020: confira o que foi destaque na maior conferência mundial sobre HIV

Na última sexta-feira, dia 10 de julho, ocorreu o encerramento da 23ª Conferência Internacional de AIDS. O evento, que teve duração de 4 dias, foi a 1ª edição da conferência realizada de forma virtual e contou com a presença de delegados de 175 países.

Dentre os temas abordados na conferência, destaca-se os impactos da pandemia de COVID-19 na resposta ao HIV, especialmente no acesso ao tratamento antirretroviral, à Profilaxia Pré-exposição (PrEP) e aos testes diagnósticos para HIV e para outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

Além disso, segundo estudos apresentados durante a conferência, as pessoas que vivem com HIV não tiveram risco aumentado de se infectarem com o novo coronavírus. Entretanto, há destaque para a necessidade de se investigar a relação potencial entre o tratamento antirretroviral e a contagem de CD4 com a gravidade e progressão da COVID-19.

A cerimônia foi encerrada com a exibição de um clipe musical produzido pela organização Africaid, no Zimbábue. O clipe chamado ‘This is Me’ fala sobre pessoas que foram estigmatizadas e isoladas da sociedade e revidam, reconhecendo sua grandeza e identidade. Acesse o link abaixo para assistir ao vídeo:

 

This Is Me – Africaid Zvandiri

 

Para mais detalhes sobre os temas abordados na Conferência, acesse os links abaixo:

Aids 2020: Covid-19 e racismo são destaques na abertura da 23ª Conferência Internacional de Aids

Aids 2020: Cientistas não encontram relação direta entre HIV e propensão para Covid-19

Aids 2020: Em encerramento da Conferência, IAS anuncia primeira mulher asiática como presidente nos próximos dois anos

AIDS 2020: Virtual

Rolar para cima