Professora Djenane Ramalho de Oliveira PhD.

É farmacêutica clínica, educadora e pesquisadora, tendo ampla experiência com o ensino, implementação, gestão e investigação em atenção farmacêutica e serviços de gerenciamento da terapia medicamentosa (GTM). Ela é farmacêutica pela UFMG, tem mestrado em Ciências Biológicas nesta mesma universidade, e PhD em Farmácia Social e Administrativa – com ênfase em atenção farmacêutica pela Universidade de Minnesota.

De 2008 à 2012 Djenane trabalhou como gestora de um dos programas de GTM mais reconhecidos e organizados do mundo (Medication Therapy Management Program, Fairview Health Services, Minneapolis, Minnesota). Ela tem 3 livros publicados na área, vários capítulos, e inúmeros artigos publicados.

Djenane frequentemente profere palestras e cursos de treinamento de farmacêuticos clínicos em vários países dos hemisférios norte e sul, entre eles Espanha, México, Letônia, Estados Unidos, Canadá, Portugal, Venezuela, Colômbia, Chile, dentre outros.

Djenane é professora de atenção farmacêutica no Departamento de Farmácia Social da Universidade Federal de Minas Gerais, onde é docente deste 1995. Djenane também é coordenadora do Programa de Pós graduação em Medicamentos e Assistência Farmacêutica da Faculdade de Farmácia da UFMG e orientada mestrandos e doutorandos na área de atenção farmacêutica.

Ela também é professora convidada no Departamento de Pharmaceutical Care and Health Systems da Faculdade de Farmácia da Universidade de Minnesota, Estados Unidos, e pesquisadora colaboradora de Fairview Health Services, sistema de saúde do estado de Minnesota onde ela trabalhou como gestora por vários anos.  Desde 2012 Djenane coordena o novo Centro de Estudos em Atenção Farmacêutica (CEAF) da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais, cujo objetivo é subsidiar a construção do conhecimento e aplicação do know-how para a implementação de serviço de gerenciamento da terapia medicamentosa (GTM) em toda a América Latina. Atualmente, a professora Djenane é consultora supervisora técnica do Ministério da Saúde no projeto de expansão dos serviços de cuidado farmacêutico em Minas Gerais.