Inserção Social

Diferentes projetos de extensão e de pesquisa com interface na extensão, no âmbito da Ciência dos Alimentos e Nutrição, com atuação multiprofissional e abordagem translacional e inserção social, e com participação ativa dos alunos de mestrado e doutorado, foram coordenados por docentes do PPGCA no ano de 2019:

• Projeto de extensão Atendimento nutricional ambulatorial de pacientes em lista de espera para transplante hepático do Hospital das Clínicas, Santa Casa e Felício Rocho e  encaminhados pelo Ambulatório Bias Fortes. O objetivo é promover diagnóstico, intervenção e acompanhamento nutricional de doentes em lista de espera para transplante hepático em todos os três centros que fazem o procedimento em Belo Horizonte. Envolve alunos de graduação e pós-graduação, coordenado pela Profa. Dra. Lucilene Rezende Anastácio e Profa. Dra. Simone de Vasconcelos Generoso.
  • Projeto de extensão “Alimentação Saudável”, coordenado pela Profa. Dra. Raquel Linhares Bello de Araújo, com colaboração de outros docentes do PPGCA e de outros Programas da UFMG, visa intervir no perfil de saúde da população, priorizando os escolares, e tem como principal objetivo promover diálogos e ações integrativas entre a universidade e a comunidade sobre a promoção de saúde. O projeto atua em escolas do entorno da universidade, priorizando o ensino básico, com o apoio e parceria direta entre a equipe do projeto e os educadores.
  • “Efeito de intervenções dietéticas especificas na obesidade e disfunções associadas”, coordenado pela Profa. Dra. Adaliene Versiani Matos Ferreira e gerido com recursos do CNPq. Por meio desse projeto pacientes do SUS com obesidade e disfunções metabólicas são atendidos pelas nutricionistas do grupo de pesquisa IMUNOMETABOLISMO. No atendimento, os pacientes são orientados quanto à alimentação e/ou suplementados com componentes dietéticos específicos. Além disso, é avaliada a saúde mental e a qualidade de vida desses indivíduos. Os atendimentos ocorrem duas vezes por semana no ambulatório do Hospital das Clínicas da UFMG.
  • Curso de Extensão “Estratégias e inovações nutricionais para a prática clínica: uma visão aplicada da bioquímica”- coordenado pela Profa. Dra. Adaliene Versiani Matos Ferreira visa capacitar graduandos, pós graduandos e profissionais da área da Saúde na interpretação de dados científicos sobre bases fisiológicas das intervenções nutricionais e atualização quanto aos principais temas discutidos na literatura atual. Em 2019 foram realizados 3 módulos entre agosto e setembro.
  • Curso de Extensão “Análise Sensorial”- coordenado pela Profa. Camila Argenta Fante, tem como objetivo apresentar noções básicas de análise sensorial de alimentos.
  • Painel “Fungos do Bem”, coordenado pela Profa. Dra. Jacqueline Aparecida Takahashi, incluindo exposições na UFMG e no Museu Gerdau, onde são apresentadas a parte benéfica de fungos ao público presente. As apresentações ocorreram na forma de painel bem como apresentação de culturas fúngicas para visualização macro e microscópica, o que surtiu grande interesse do público presente.
  • Projetos “Diagnóstico da assistência alimentar e do estado nutricional de idosos em instituições de longa permanência de Belo Horizonte” e “Gestão de qualidade de alimentos em Instituições de Longa Permanência para Idosos em Belo Horizonte”, coordenados pela Profa. Dra. Maria Isabel Toulson Davisson Correia, têm como objetivo avaliar situações comumente presentes na nossa realidade de assistência a idosos e, por meio desses, são mostradas as condições de precariedade dessa assistência e apresentadas sugestões para sua melhorar.
  • Projeto de extensão “Atendimento Nutricional aos pacientes com doença do esôfago e estômago.”, coordenado pela Profa. Dra. Simone de Vasconcelos Generoso. Trata-se de atendimento no ambulatório Jenny Faria /HC aos pacientes com alterações esofágicas e gástricas. São atendidos em média 200 pacientes por ano em sua maioria desnutridos, com baixo condição sócio econômica e com necessidades nutricionais específicas, como uso de nutrição enteral. Este projeto conta com a participação de 02 alunos de extensão e 01 de mestrado.