Biomedicina: a vida como prioridade!

A profissão

O Biomédico é um profissional de destaque no campo da saúde, desempenhando um papel essencial na pesquisa, diagnóstico e prevenção de doenças. Com uma formação ampla e embasada em conhecimentos científicos, esses profissionais são capacitados para conduzir análises laboratoriais precisas que auxiliam no diagnóstico e tratamento de pacientes. Além disso, sua atuação se estende à pesquisa científica, permitindo a investigação de novas terapias e o avanço da área da saúde. A versatilidade do Biomédico se reflete em sua capacidade de trabalhar em diversas áreas, como análises clínicas, biologia molecular, diagnóstico por imagem, estética, perfusão extracorpórea, entre outras. Sua contribuição é crucial para melhorar a qualidade dos serviços de saúde, garantir a segurança dos pacientes e promover avanços importantes na compreensão da saúde humana e ambiental.

O Curso de Biomedicina na UFMG

O curso de Biomedicina da UFMG foi criado a partir da percepção de uma revolução biotecnológica mundial. A iniciativa, realizada em uma Instituição celebrada por sua excelência acadêmica e por impulsionar constantemente a ciência e a saúde em âmbito regional e nacional, não se limitou apenas a expandir as opções educacionais oferecidas; o curso também se mostrou como uma oportunidade para impulsionar a pesquisa científica, fortalecer a interdisciplinaridade, contribuir para o bem-estar da população e fomentar o crescimento econômico e social.

Instituído em 2010, o curso foi elaborado atendendo às demandas do Programa de Reestruturação das Universidades Federais (REUNI), no âmbito do Plano de Aceleração do Crescimento para a Educação previsto pelo Governo Federal. A idealização do curso partiu da iniciativa do Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas (DACT). O curso é noturno, com duração prevista de cinco anos e meio. São duas entradas anuais de 20 estudantes. Nos cinco primeiros períodos, as disciplinas de formação básica são cursadas principalmente no Instituto de Ciências Exatas (ICEx) e no Instituto de Ciências Biológicas (ICB). A partir do quinto período, os estudantes passam a cursar disciplinas na área de Análises Clínicas e Toxicológicas ofertadas na Faculdade de Farmácia da UFMG.

Em sua estrutura, o curso adota o conceito de flexibilidade curricular, tendo um eixo central direcionado às Análises Clínicas, mas com possibilidades de formações complementares, que permitem ao aluno escolher disciplinas optativas de seu interesse dentre as presentes na matriz curricular ou no âmbito da UFMG. Desta forma, o estudante pode ampliar seu entendimento sobre a relação de sua área de formação com outras áreas de conhecimento, uma vez que alguns conhecimentos vão além das áreas específicas de formação. A estrutura curricular do Curso de Biomedicina também favorece a oferta/integralização de atividades acadêmicas em projetos de ensino, pesquisa e extensão, incentivada por meio de programas institucionais que oferecem bolsas acadêmicas.

Diretrizes Curriculares Nacionais

Informações sobre o Curso / e-MEC

Link para a logo do Curso com alta qualidade

Mostra das Profissões