NOTA DE ESCLARECIMENTO

Na tarde de terça-feira, 25 de outubro de 2022, foi constatado o vazamento de um agente químico no Laboratório de Bioquímica Clínica da Faculdade de Farmácia (FAFAR) da UFMG. A substância líquida estava congelada dentro de uma geladeira, e um trincamento no vidro no qual estava guardada fez com que o líquido derramasse e evaporasse no ambiente. Isso foi descoberto por volta das 17h30, quando servidores e professores da FAFAR, que estavam no local, relataram sintomas de lacrimejamento e irritação da mucosa nasal. A quantidade da substância evaporada não oferecia riscos além dos sintomas citados,porém a Divisão de Segurança da Universidade foi prontamente acionada, bem como o Corpo de Bombeiros,estudantes,docentes e funcionários de dois blocos da Faculdade foram orientados a evacuar o local, previamente, e as aulas previstas para o turno da noite foram suspensas.
O laboratório foi ventilado para a dissipação do vapor em cumprimento à medida de emergência indicada pelos bombeiros. Após realização de monitoramento da área com identificador e monitor multigás, realizado pelo corpo de bombeiros, o prédio da Faculdade de Farmácia foi liberado
às 21h30 do mesmo dia. Na quarta-feira, dia 26 de outubro de 2022, com o apoio da Diretoria de Gestão Ambiental da UFMG, todas as atividades da Faculdade de Farmácia retornaram ao seu funcionamento normal, exceto o Laboratório de Bioquímica Clínica, no qual o acesso foi mantido
restrito aos servidores e professores que atuam no local, sendo mantido aberto para ventilação.

Nesta quinta-feira, dia 27 de outubro de 2022, o laboratório também se encontra liberado e todas as atividades retornaram à normalidade.

Belo Horizonte, 27 de outubro de 2022.

Professora Leiliane Coelho André

Professora Micheline Rosa Silveira