Quem somos

A origem do Cedafar – UFMG data de 1963, quando foi criado o Laboratório de Controle de Qualidade (LCQ), com a finalidade de exercer atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de conhecimento de fármacos e medicamentos, sendo um dos pioneiros nas Faculdades de Farmácia instaladas no Brasil.

Desde a década de 1970, o laboratório presta serviços analíticos de controle de qualidade de medicamentos, tendo iniciado tal atividade com os medicamentos distribuídos dentro do programa institucional público da Central de Medicamentos (CEME).

Foi o primeiro laboratório brasileiro a ser habilitado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a realização de estudos de equivalência farmacêutica e esteve credenciado para essa atividade durante 18 anos. Foi também um dos primeiros laboratórios a ser habilitado pela agência na Rede Brasileira de Laboratório Analíticos em Saúde (Reblas).

Vem desenvolvendo ao longo dos anos trabalhos de pesquisa, orientações de alunos de graduação e de pós-graduação, tanto de mestrado quanto de doutorado, e publicações de interesse farmacêutico no que tange à qualidade de insumos farmacêuticos ativos e especialidades farmacêuticas.

O Cedafar é pioneiro, também, no estudo, desenvolvimento e validação de métodos analíticos para controle de qualidade, tendo elaborado inúmeros dossiês que levaram à publicação de monografias e métodos gerais na Farmacopeia Brasileira, além de contribuir com o Formulário Nacional e o Formulário de Fitoterápicos.

Atualmente, o Cedafar é um Laboratório Institucional de Pesquisa (LIPq) que tem por objetivo disponibilizar à comunidade interna e externa à UFMG infraestrutura de equipamentos e recursos humanos para a realização de pesquisas e ensaios analíticos relacionados ao desenvolvimento de fármacos e medicamentos. Fazem parte da estrutura o Laboratório de Controle de Qualidade de Medicamentos e Cosméticos (LCQ) da Faculdade de Farmácia, o Laboratório de Micologia do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) e o Laboratório de Espectrometria Atômica Química Analítica e Ambiental (LEAQUAA) do Instituto de Ciências Exatas (ICEx), todos da UFMG.