Núcleo Educacional

O núcleo educacional do CEAF é responsável pela formação e treinamento de estudantes (graduação e pós-graduação) em farmácia e profissionais farmacêuticos para a provisão de serviços de GTM. Além de profissionais farmacêuticos e estudantes de farmácia, o núcleo expõe estudantes e profissionais de outras áreas como medicina, enfermagem, psicologia e nutrição ao serviço de GTM e ao processo racional de tomada de decisão em farmacoterapia – Pharmacotherapy workup.

As atividades coordenadas pelo Núcleo Educacional abrangem o ensino teórico articulado com o ensino prático. A integração ensino-serviço é possível graças à criação de cenários de prática de atenção farmacêutica pelo Núcleo de Serviço e Gestão do CEAF. Além do ensino teórico e experiencial (em serviço), este núcleo está construindo a capacidade para o ensino dos processos envolvidos no cuidado direto ao paciente utilizando pacientes simulados e padronizados para o desenvolvimento de habilidades clínicas fundamentais (comunicação com pacientes, exame físico, utilização do processo racional de tomada de decisões em farmacoterapia, intervenções e avaliações de resultados clínicos).

Este núcleo também visa realizar treinamentos de estudantes de vários cursos da área de saúde e de múltiplos profissionais de forma concomitante a fim de avançar os conhecimentos da interdisciplinaridade no que diz respeito ao manejo ou gerenciamento da farmacoterapia. O ensino interprofissional e interdisciplinar contribuirá para uma maior integração e comunicação entre os distintos profissionais da saúde conduzindo a um cuidado mais integral e efetivo dos pacientes em uso de medicamentos.

O espaço em médio prazo contará com estrutura para oferecer programas de treinamento face-a-face, à distância e para simulação de casos clínicos, incluindo laboratório de habilidades e simulações em atenção farmacêutica.

Atualmente, as seguintes disciplinas são oferecidas pelo Departamento de Farmácia Social, Faculdade de Farmácia da UFMG, e farão parte da relação de cursos que utilizarão da infraestrutura do CEAF:

Além desses, os seguintes cursos serão criados como parte do CEAF: Semiologia farmacêutica; Manejo dos transtornos menores; Apresentação e discussão de casos clínicos; Manejo interdisciplinar da farmacoterapia; Experiência farmacoterapêutica; Experiência de pacientes que vivem com doenças crônicas, Construindo práticas clínicas centradas no paciente e Pesquisa qualitativa em Farmácia.