Núcleo de Serviço e de Gestão

Este núcleo tem como objetivo construir e implantar serviços de GTM por meio de parcerias com o sistema de saúde público e privado. Isso facilitará a formação do profissional em serviço, uma maior integração ensino-serviço-comunidade e a transformação do sistema de saúde. Dessa forma, o núcleo fornece todo o suporte necessário para o desenvolvimento, implementação, provisão e gestão dos serviços de GTM em diferentes cenários.

Este núcleo tem capacidade para oferecer diferentes produtos de consultoria para auxiliar instituições nacionais e internacionais, em suas diferentes instâncias, no treinamento de profissionais e na implantação e sistematização dos serviços de GTM.

O Grupo de Estudos em Atenção farmacêutica (GEAF) da Faculdade de Farmácia da UFMG é um importante componente deste núcleo. Este grupo foi fundado em 2003 e atualmente conta com mais de 40 membros farmacêuticos que atuam em ambulatórios do Sistema Único de Saúde e de planos de saúde privado, em farmácias comunitárias e em hospitais. Há aproximadamente 10 anos o GEAF tem sido uma importante referência para a formação de estudantes de farmácia e profissionais em atenção farmacêutica. Vale apontar que em 2005, o GEAF organizou a “I Reunião Estendida do GEAF” que contou com mais de 300 participantes de todas as regiões do Brasil e com a presença da Professora Linda M. Strand, uma das principais integrantes do grupo que concebeu e propôs a atenção farmacêutica como a nova missão da profissão de Farmácia em 1990.

Este núcleo também produz material necessário para a provisão efetiva e eficiente dos serviços GTM, como: sistematização de protocolos clínicos, elaboração de planos de cuidado para as doenças mais prevalentes na população, elaboração de acordos de colaboração com outros profissionais, padronização do sistema de documentação da pratica, desenvolvimento de planos de negócio para construção do serviço de GTM, dentre outros.

Está previsto a médio prazo (3 anos) a prestação de serviços de GTM via telefone e por meio virtual. Acredita-se que com o despontar da tele consulta e tele saúde e com o maior enfoque nas experiências, participação e comodidade do paciente, o CEAF deverá desenvolver formas de provisão do serviço que aumentam o acesso tanto da população quanto de profissionais aos serviços de GTM.

Atualmente, o CEAF apoia os seguintes cenários de prática que oferecem serviços de Gerenciamento da Terapia medicamentosa (GTM):

1) Secretaria Municipal de Saúde de Lagoa Santa;

2) Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte;

3) Componente especializado do Farmácia de Minas, Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais;

4) Centros de Promoção da Saúde Contagem e Pedro I, Unimed-BH;

5) Liga acadêmica de Diabetes, no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais;

6) Ambulatório de Oncologia, Câncer de Mama, Universidade Federal de Uberlândia.