Protocolos alternativos para efetivação do Estágio Não Obrigatório

Plataformas Digitais Alternativas

Na impossibilidade do uso do SEI e se exigidos pelo local do estágio, o Termo de Compromisso e o Plano de Atividades poderão ser assinados por outras plataformas digitais (Agiel, NUBE, CIEE, Patativa, SEI MG, etc). A seguir, são detalhados os passos para a realização desse processo.

Fluxograma de Etapas para formalização de Estágio Não Obrigatório com protocolo de registro por plataformas alternativas exigidas pela Concedente de Estágio.

DESCRIÇÃO DAS ETAPAS

 Captação da Vaga

A secretaria do Colegiado do Curso pode informar sobre as vagas disponíveis para Estágio Não Obrigatório. No entanto, é comum que os estudantes procurem essas oportunidades por conta própria em áreas relacionadas à Biomedicina. A seleção dos discentes geralmente é feita pela Concedente do Estágio, seguindo critérios específicos que variam para cada vaga, sobre os quais a Coordenação do Curso não tem controle.

 Leitura dos Procedimentos

Após ser aprovado para uma vaga, o estudante deve realizar a leitura cuidadosa dos procedimentos relacionados ao Estágio Não Obrigatório na página do Colegiado do Curso.

Assinatura da Documentação

Alguns locais de Estágio disponibilizam uma plataforma própria para a assinatura do Termo de Compromisso e do Plano de Atividades. Na maioria dos casos, esses locais fornecem seus próprios documentos para esses propósitos. Nessas situações, todas as partes envolvidas devem seguir as diretrizes e exigências estabelecidas pela Concedente de Estágio. Se necessário, o estudante pode preencher, com o auxílio do Professor Orientador, os modelos de Termo de Compromisso e Plano de Trabalho do próprio Colegiado, disponíveis aqui. O estudante será devidamente informado sobre esses procedimentos específicos. O aluno também deve providenciar o preenchimento e assinatura do Formulário de Matrícula na disciplina Vivência Profissional Complementar (ACT090).

Envio da Documentação para o Colegiado do Curso

Independente da plataforma alternativa utilizada (Agiel, NUBE, CIEE, Patativa, SEI MG, etc), o estudante deverá fazer download dos arquivos assinados por todas as partes e enviá-lo em formato PDF para o e-mail do Colegiado do Curso (biomedicina@farmacia.ufmg.br), juntamente com o Formulário de Matrícula na disciplina Vivência Profissional Complementar (ACT090).

Arquivamento pela Secretaria do Colegiado do Curso

Após receber a documentação, a secretaria do Colegiado do Curso irá inserir os documentos no SEI UFMG para fins de arquivamento digital. Após os documentos serem enviados pelo discente para a secretaria, o Estágio pode ser iniciado, seguindo as datas estabelecidas na documentação. Nesta fase, a secretaria do Colegiado do Curso procederá com a matrícula do aluno na disciplina Vivência Profissional Complementar (ACT090).


Assinatura Manual (a ser evitada)

Esta forma de oficialização do Estágio deve ser utilizada apenas como último recurso. Neste protocolo, os documentos são assinados manualmente por todas as partes, quando não for possível a assinatura via SEI UFMG devido à objeção por parte do local de estágio.

Fluxograma de Etapas para formalização de Estágio Não Obrigatório com protocolo de registro por assinatura manual.

DESCRIÇÃO DAS ETAPAS

 Captação da Vaga

A secretaria do Colegiado do Curso pode informar sobre as vagas disponíveis para Estágio Não Obrigatório. No entanto, é comum que os estudantes procurem essas oportunidades por conta própria em áreas relacionadas à Biomedicina. A seleção dos discentes geralmente é feita pela Concedente do Estágio, seguindo critérios específicos que variam para cada vaga, sobre os quais a Coordenação do Curso não tem controle.

 Leitura dos Procedimentos

Após ser aprovado para uma vaga, o estudante deve realizar a leitura cuidadosa dos procedimentos relacionados ao Estágio Não Obrigatório na página do Colegiado do Curso.

Elaboração da Documentação

O estudante é responsável por preencher o Termo de Compromisso e o Plano de Atividades. Em caso de dificuldade no preenchimento, o Coordenador de Estágio Não Obrigatório pode ser contatado para auxílio. Os dados da Coordenação do Curso, bem como o modelo do Termo de Compromisso e do Plano de Atividades podem ser encontrados aqui. É comum que a concedente de Estágio tenha seus próprios modelos desses documentos. Além disso, nesta etapa, o aluno deve preencher o Formulário de Matrícula na disciplina Vivência Profissional Complementar (ACT090), também disponibilizado aqui.

 Envio dos Documentos para o Coordenador de Estágio Não Obrigatório

O Plano de Atividades, o Termo de Compromisso e o Formulário de Matrícula devem ser elaborados no formato Word e enviados para o e-mail do Coordenador de Estágio Não Obrigatório. O estudante deve certificar-se de que os documentos estejam corretamente preenchidos e anexados antes de enviar. Em nenhuma circunstância serão aceitos arquivos enviados diretamente pelo discente para o e-mail do Colegiado do Curso.

 Conferência por parte do Coordenador de Estágio Não Obrigatório

O Coordenador de Estágio Não Obrigatório receberá a documentação por e-mail e realizará a conferência. Após conferência e se não houver necessidade de correção, o Coordenador de Estágio Não Obrigatório irá dar o aval para que o estudante imprima os arquivos. O prazo para a conferência dos documentos pelo Coordenador de Estágio Não Obrigatório é de até 5 dias úteis a partir da data de recebimento do e-mail do discente. Sempre que houver uma alteração ou reenvio de documentação, o prazo será reiniciado.

 Coleta de Assinaturas

O estudante tem a responsabilidade de garantir que todos os envolvidos no processo assinem os documentos manualmente. Isso inclui o estudante, o Coordenador de Estágio Não Obrigatório, o Coordenador do Curso e o Supervisor de Campo. Essas assinaturas são essenciais para oficializar o acordo e garantir que todas as partes estejam cientes e concordem com os termos do Estágio. O Termo de Compromisso e o Plano de Atividades devem ser impressos e assinados em três vias. Todas as páginas das três vias devem ser rubricadas por todas as partes.

 Entrega dos Documentos na Secretaria do Colegiado

Após a conclusão da coleta de assinaturas do Termo de Compromisso, do Plano de Atividades e do Formulário de Matrícula por todas as partes envolvidas, o discente realizará a entrega pessoal desses documentos na secretaria do Colegiado do Curso. Esta etapa é crucial para garantir a legalidade e a validade da documentação, sendo que não será aceito, sob nenhuma circunstância, o envio de arquivos digitalizados por e-mail. Essa medida visa assegurar a autenticidade e a integridade dos documentos, bem como o cumprimento adequado dos procedimentos estabelecidos.

 Arquivamento pela Secretaria do Colegiado do Curso

Após receber os documentos, a secretaria do Colegiado do Curso os digitalizará e os incluirá no SEI UFMG para arquivamento digital. A guarda dos documentos físicos por parte da secretaria será realizada de acordo com os padrões técnicos de gestão documental, conforme definido no Plano de Classificação e na Tabela de Temporalidade. Após a entrega dos documentos à secretaria do Colegiado, o Estágio pode ser iniciado, respeitando as datas estipuladas na documentação. Nesta fase, a secretária do Colegiado do Curso procederá com a matrícula do aluno na disciplina Vivência Profissional Complementar (ACT090).

Atenção! Não é permitido usar diferentes protocolos para um mesmo documento. Isso invalidará o documento (Exemplo: supervisor assina manualmente, aluno via SEI no mesmo documento).

Rolar para cima