Discentes de Biomedicina da UFMG participam de Roda de Conversa com a Presidência do CFBM e CRBM

Na noite do dia 5 de junho de 2024, os alunos do curso de Biomedicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) participaram de uma Roda de Conversa com representantes do Conselho Federal de Biomedicina (CFBM) e do Conselho Regional de Biomedicina da 3ª Região (CRBM3). O evento, que fez parte da disciplina Ética e Legislação Biomédica ofertada pelo Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas (DACT), aconteceu na Faculdade de Farmácia da UFMG e contou com a presença do Dr. Rony Marques Castilho, vice-presidente do CFBM, Dr. Renato Pedreiro Miguel, presidente do CRBM-3, e Dr. Mauro Marques Ferreira Junior, 2º tesoureiro do CRBM-3.

Durante a roda de conversa, foram discutidas as ações dos Conselhos, as perspectivas para a profissão e os desafios enfrentados pelos profissionais Biomédicos. O Dr. Rony Marques Castilho apresentou as principais iniciativas e projetos do CFBM, com destaque para a importância da regulamentação e da fiscalização para garantir a qualidade dos serviços, além da atuação da Comissão de Ética do Conselho. O Dr. Renato Pedreiro Miguel abordou as perspectivas para a profissão, destacando a expansão das áreas de atuação e os seus trabalhos à frente do CRBM3. O Dr. Mauro Marques Ferreira Junior discutiu os desafios enfrentados, com ênfase na necessidade de constante atualização profissional.

“Eu achei uma oportunidade incrível e extremamente necessária. A entidade do Conselho era uma ideia, de certa forma, abstrata para mim, e poder conhecer e discutir ideias com os integrantes humanizou esse conceito, pois ele é composto por pessoas que são passíveis de erros e acertos, mas que lutam pelos profissionais biomédicos”, destacou Maria Fernanda Obolari, aluna do curso de Biomedicina

O encontro proporcionou aos alunos uma visão ampla da profissão, aproximando-os dos líderes que regulam e fiscalizam a Biomedicina no Brasil. Essa interação foi de grande importância para os discentes, ajudando-os a assimilar melhor o conteúdo trabalhado durante o semestre. Os estudantes do curso expressaram sua gratidão aos convidados pela abertura ao diálogo e pelas importantes contribuições.

Roda de Conversa a com Presidência do CFBM e CRBM3.