Projeto Saúde & Sexualidade promove educação e conscientização no “Domingo no Campus” da UFMG

No último domingo, 09 de junho de 2024, aconteceu na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) mais uma edição do evento Domingo no Campus. Entre as diversas atividades realizadas, destacou-se o Projeto Saúde & Sexualidade, coordenado pela professora Dra. Maria Gabrielle de Lima Rocha, da Faculdade de Farmácia. Com a participação ativa de alunos dos cursos de Biomedicina e Farmácia, o projeto atraiu um público diversificado.

Em comemoração ao mês da Visibilidade e Orgulho LGBTQIAPN+, o Projeto Saúde & Sexualidade promoveu ações de educação e conscientização sobre essa população com atividades envolvendo os temas de gênero, sexo, sexualidade, infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e infecções entéricas sexualmente transmissíveis (IESTs). A programação foi rica e variada, incluindo atividades educativas e interativas.

O evento foi amplamente elogiado pelos participantes, que destacaram a importância de iniciativas como essa para a promoção da saúde pública e da educação sexual. A professora Dra. Maria Gabrielle ressaltou a importância de envolver a comunidade acadêmica e a população em geral em discussões abertas e informativas sobre saúde sexual, visando a desmistificação de tabus e a disseminação de informações corretas e úteis.

Discentes dos cursos de Biomedicina e Farmácia da UFMG tiveram uma função primordial na organização, elaboração e execução das atividades. A execução desse projeto reafirma o compromisso com a formação humanizada e diminuição das desigualdades sociais, além disso como representantes de cursos de saúde dessa universidade reforça o compromisso com a promoção da saúde e bem-estar da comunidade e fortalecimento do SUS.

Integrantes do Projeto Saúde & Sexualidade no Domingo no Campus
Roda de Conversa do Projeto Saúde & Sexualidade