Drummond: alquimia poética

A exposição “Drummond: alquimia poética”, organizada pelo Centro de Memória da Farmácia, foi inaugurada no dia 16 de novembro e continua aberta a visitação, no saguão do prédio da Faculdade de Farmácia, até o dia 26 de fevereiro de 2016.

Estão expostos documentos pessoais do poeta, como: atestado de idoneidade, requerimentos de matrícula, diploma de farmacêutico, termo de colação de grau e várias provas elaboradas por Carlos Drummond de Andrade, durante o período em que foi aluno do Curso de Farmácia da, então, “Escola Livre de Odontologia e Pharmacia”, hoje, Faculdade de Farmácia da UFMG. Também estão expostos poemas, crônicas e cartas inéditas enviadas a seu ex-colega de turma, Antônio Amorim, citado em seu poema “Final de História”.

O trecho transcrito abaixo foi extraído de uma das provas feitas por Carlos Drummond, em 1923, cuja redação já demonstrava talento para o que, posteriormente, garantiu a ele um lugar entre os grandes escritores da nossa literatura (ver imagem da prova, abaixo).

“Materia – Com este ponto estudamos, por assim dizer, as noções mais elementares da Chimica, as suas noções basicas. Materia é palavra que serve para definir a substancia de que são feitos todos os corpos. Houve quem definisse: Materia – tudo o que affecta os nossos sentidos. Não é exacto: A sombra affecta o orgão visual, e não é materia, mas simples ausencia de luz. Outra definiçao “É a extensão impenetravel. A materia pode ser de varias especies: o ouro não é identico ao ferro, a prata não se assemelha ao mercurio.” (“Prova de Chimica do 1º anno”)

A cerimônia de abertura da exposição contou com presenças ilustres como a Vice-Reitora, Profa. Sandra Regina de Almeida Goulart, a Pró-Reitora de Extensão, Profa. Benigna Maria de Oliveira, o Pró-Reitor de Pós-Graduação, Prof. Rodrigo Antônio de Paiva Duarte, que muito honraram o evento.

A cerimônia contou ainda com a brilhante palestra do Prof. Sérgio Alcides Pereira do Amaral, da Faculdade de Letras/UFMG, intitulada “Drummond antes de Drummond” na qual Alcides apresentou parte da história de vida do poeta durante o período que antecedeu sua entrada na vida acadêmica. Os acontecimentos e fatos relatados, pouco conhecidos do público em geral, ajudaram a compreender aspectos da personalidade e da formação do poeta, o que despertou o interesse e encantou o público de 100 pessoas, aproximadamente, que compareceu ao evento.

Houve, também, a participação especial de D. Georgeta Amorim (esposa de Antônio Amorim, ex-colega do poeta Drummond) que trouxe um pouco da história da prática farmacêutica em ambientes com poucos recursos, com seus casos de atendimento na farmácia de seu marido, em Cláudio/MG.

A cerimônia de abertura da exposição “Drummond: alquimia poética” foi encerrada com coquetel e visita aos espaços onde documentos e imagens estão expostos.