​Dia Nacional do Farmacêutico: 20 de janeiro

O Centro de Memória da Farmácia (CEMEFAR/UFMG) e a Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais, neste 20 de janeiro de 2016, parabeniza todos os Farmacêuticos brasileiros pelo importante papel que desempenham na promoção de uma sociedade mais saudável e humana.

Imagem inline 1

​​“[…] purgas, cápsulas, xaropes,
linimentos e pomadas,

aplica, meu caro, aplicatrezentas mil injeções,atende, ajuda, consola,

sê enfermeiro, sê médico,

sê padre na hora trevosa

da morte do pobre […]”

Esse trecho do poema “Final de História”, de Carlos Drummond de Andrade, fala sobre o trabalho cotidiano realizado pelo profissional farmacêutico. Drummond, que se graduou em Farmácia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em 1925, apesar de não ter exercido a profissão, resgatou aspectos de sua formação universitária em várias de suas obras.Ser farmacêutico, como descreve o poeta farmacêutico, é trabalhar para a bem-estar das pessoas por meio promoção da saúde. É empenhar-se para melhorar a qualidade de vida das pessoas e sentir-se realizado com a eficiência de um tratamento específico.No dia 20 de janeiro é comemorado o Dia do Farmacêutico, no Brasil! Esta data foi escolhida, devido à fundação da Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF), em 20/01/1916, que era a maior instituição representativa da categoria no País, à época. A sugestão partiu do farmacêutico Oto Serpa Grandado, com o argumento de que “Todas as profissões têm o seu dia, data especial para comemorar o ideal abraçado. Por que não temos o nosso dia?”. Considerando a necessidade de unificar a comemoração do Dia do Farmacêutico, no Brasil, e por ensejar maior visibilidade e reconhecimento, o Conselho Federal de Farmácia, por meio da Resolução nº 460, de 23 de março de 2007, reconheceu oficialmente o dia 20 de janeiro como o Dia do Farmacêutico, no Brasil.

Assim, no dia 20 de janeiro de cada ano, promove-se o encontro de diferentes gerações desses profissionais da saúde, que atuam em várias áreas, e busca-se promover o reconhecimento das importantes contribuições que o Farmacêutico oferece à sociedade.

Conheça mais sobre o Centro de Memória!!

Referências:

CONSELHO Federal de Farmácia. 20 de Janeiro – Dia do Farmacêutico. Disponível em: www.cff.org.br. Acesso em: 06 jan. 2016.

ANDRADE, Carlos Drummond de. Final de História, In: Esquecer para lembrar (Boitempo III).  . Rio de Janeiro:  J. Olympio, 1979.

*Texto publicado em: www.facebook.com/cemefar.ufmg