Exposição “Drummond: o poeta farmacêutico”

Convite_Digital[v.final]A exposição “Drummond: o poeta farmacêutico”, promovida pelo Centro de Memória da Farmácia, ocorreu no térreo da Faculdade de Farmácia no período de 16 de maio a 18 de junho de 2016. Com uma versão reduzida da exposição ocorrida na virada 2015/2016, a iniciativa procurou atender aos pedidos de interessados que não tiveram oportunidade de comparecer à exposição anterior.

“Drummond: o poeta farmacêutico” exibiu um conjunto precioso de documentos acadêmicos e pessoais do poeta, além de fotografias e algumas obras literárias nas quais a Farmácia é evocada. A exposição mostrou um pouco do ambiente que cercou o poeta ao longo de sua vida, levando o visitante às origens do poeta no interior de Minas, ao ambiente vivenciado na Belo Horizonte do início do Século XX, onde morou na década de 1920 e à sua vida como poeta consagrado, no Rio de Janeiro.

A exposição marcou a participação do CEMEFAR na 14ª Semana Nacional de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus-IBRAM.

DSCN0785Capturar

Ação Educativa – Projeto “Circuito das Vocações”

O projeto “Aprimoramento do circuito de divulgação científica da Rede de Museus e Espaços de Ciência e Cultura da UFMG: despertando vocações e incentivando a formação de jovens estudantes” visa à consolidação de um circuito de vocação científica que engloba quatro espaços da Rede de Museus, com o objetivo de construir um circuito do despertar vocacional do público jovem da educação básica e do ensino médio ressaltando a reflexão sobre as áreas do conhecimento, da sua historicidade, Foto4-Circuito Vocacoes[24-09-15]das formas de produção da pesquisa, as escolhas, os métodos e enriquecer a produção no dia a dia dessas pesquisas, aproximando o fazer científico do cotidiano do público leigo. São considerados objetivos primordiais, a integração dos espaços da Rede, a valorização do Patrimônio Científico da Universidade, a difusão da Cultura Científica e, o desenvolvimento de circuitos para o despertar de vocações no público jovem. Esse projeto foi aprovado pelo CNPq em2013.

As atividades do Centro de Memória da Farmácia se desenvolvem no sentido de divulgar a história da Farmácia no Brasil, bem como a formação oferecida pela Faculdade de Farmácia e as possíveis atuações do farmacêutico. As visitas promovem a divulgação do patrimônio cultural relacionado ao desenvolvimento científico e DSCN0740tecnológico da área ao longo de sua evolução.São realizadas atividades em diversos formatos para atrair os estudantes. Além  de exibição de vídeo que fornece informações gerais sobre a profissão farmacêutica, a formação do farmacêutico e a história da profissão, os alunos são convidados a participar de um jogo de tabuleiro chamado “Trilha da Farmácia”, que apresenta mais algumas informações e curiosidades sobre a área. É também realizada uma visita guiada ao espaço do Centro de Memória da Farmácia, para que os alunos entrem em contato com objetos, equipamentos e utensílios ligados à formação do farmacêutico e ao exercício da profissão. Ao final, os alunos são instigados a pensar na contribuição das plantas medicinais por meio de orientações e distribuição de brinde relativo ao assunto.

Exposição “Drummond: Alquimia Poética”

Convite_Digital_v4A exposição “Drummond: alquimia poética”, organizada pelo Centro de Memória da Farmácia, ocorreu no período de 16 de novembro de 2015 a 26 de fevereiro de 2016 no saguão do prédio da Faculdade de Farmácia da UFMG.

Foram expostos documentos pessoais do poeta, como: atestado de idoneidade, requerimentos de matrícula, diploma de farmacêutico, termo de colação de grau e várias provas elaboradas por Carlos Drummond de Andrade, durante o período em que foi aluno do Curso de Farmácia da, então, “Escola Livre de Odontologia e Pharmacia”, hoje, Faculdade de Farmácia da UFMG. Também foram expostos poemas, crônicas e cartas inéditas enviadas a seu ex-colega de turma, Antônio Amorim, citado em seu poema “Final de História”.

Exposição Carlos Drumond de Andrade _ CEMAFAR-55

A cerimônia de abertura da exposição contou com presenças ilustres como a Vice-Reitora, Profa. Sandra Regina de Almeida Goulart, a Pró-Reitora de Extensão, Profa. Benigna Maria de Oliveira, o Pró-Reitor de Pós-Graduação, Prof. Rodrigo Antônio de Paiva Duarte, que muito honraram o evento.

A cerimônia contou ainda com a brilhante palestra do Prof. Sérgio Alcides Pereira do Amaral, da Faculdade de Letras/UFMG, intitulada “Drummond antes de Drummond” na qual Alcides apresentou parte da história de vida do poeta durante o período que antecedeu sua entrada na vida acadêmica.

Houve, DSCN0060também, a participação especial de Dona Georgeta Amorim (esposa de Antônio Amorim, ex-colega do poeta Drummond) que trouxe um pouco da históriada prática farmacêutica em ambientes com poucos recursos, com seus casos de atendimento na farmácia de seu marido, em Cláudio/MG.

Exposição Fotográfica: “A essência da história da Faculdade de Farmácia/UFMG”

Convite-reduzido-Exposicao-CEMEFARA Exposição Fotográfica “A essência da história da Faculdade de Farmácia/UFMG”, retrata a história da Faculdade ao longo de seus mais de 100 anos de existência, percorrendo a memória de suas “Moradias”, “Eventos sócio institucionais”, “Formação acadêmico-profissional” e suas memórias presentes em “Objetos” e “Produções bibliográficas”.

Promovida pelo Centro de Memória da UFMG, a exposição fez parte da 12ª Semana Nacional de Museus, com o tema “Museus: as coleções criam conexões” e aconteceu de 12 a 18 de maio de 2014, no saguão de entrada no andar térreo da Faculdade de Farmácia, buscando conectar passado e presente de uma história única de grande importância social.

_DSC1760

FAFAR_0001Digitalizar0001