Estudantes de Farmácia realizam atividade educativa sobre uso racional de medicamentos em escola pública

Estudantes de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) realizaram uma atividade educativa sobre uso racional de medicamentos para alunos do ensino médio de uma escola pública em Belo Horizonte.

Os graduandos da disciplina de Tópicos em Farmácia: promoção do uso racional de medicamentos Daniela Santana Portes, Joice Luiza Jardim Reis e Luiz Otávio Ribeiro Canestri elaboraram um jogo educativo de perguntas e respostas sob a orientação das professoras Alessandra Rezende Mesquita, Cristina Mariano Ruas Brandão e Marina Guimarães Lima. Os temas abordados foram: automedicação, uso de métodos contraceptivos, anabolizantes, psicotrópicos e suplementos nutricionais.

A atividade educativa ocorreu nos dias 23 e 24/05/2016 na Escola Estadual Santos Dumont, na região de Venda Nova, em Belo Horizonte. Participaram da ação 800 estudantes do ensino médio. A atividade foi apoiada pela direção e corpo docente da escola e acompanhada pelo professor de Biologia Célio Rezende Lara Júnior. A realização do jogo educativo despertou o interesse dos adolescentes pelos assuntos abordados. Atividades de integração ensino-comunidade como esta contribuem para o desenvolvimento de competência de educação em saúde pelos graduandos e para a difusão de informações sobre uso racional de medicamentos à população.