A Rede

O que é o MEJ

O Movimento Empresa Júnior (MEJ) surgiu na França em 1967, possuindo como principal objetivo complementar a formação acadêmica  fornecendo experiências práticas aos alunos de graduação, que prestam serviços com preços acessíveis e desenvolvem projetos para empresas,  para entidades e para a sociedade em geral, nas suas áreas de atuação sob a orientação de professores e profissionais especializados.

Na década de 1980 o modelo francês  consolidou-se e começou a se difundir internacionalmente chegando a Suíça, Bélgica, Espanha, EUA e Brasil.

Uma Empresa Júnior (EJ) é uma associação civil, sem fins econômicos, constituída e gerida exclusivamente por alunos de graduação. As empresas júniores estão dentro de uma rede, desta forma ocorrem ações compartilhadas entre EJ´s dentro de uma mesma região, estado e até país. Para conectar as instituições dentro dessa rede são realizados eventos do MEJ, com objetivo de promover transmissão de conhecimento, parcerias e integração.

Para organização e suporte da rede nos dividimos nas seguintes instâncias:

BRASIL JUNIOR CDRA Confederação Brasileira de Empresas Juniores, Brasil Júnior (BJ),  é a instância que representa as empresas juniores brasileiras, impulsionando a vivência empresarial que elas proporcionam e legitimando-as à sociedade.

A Confederação tem o importante papel de atuar como regulador máximo do MEJ na medida em que garante um patamar mínimo de qualidade às empresas juniores. A atuação é norteada por diretrizes e planos delineados por sua diretoria e, localmente, pela federação.

4

A Federação das Empresas Juniores do Estado de Minas Gerais (FEJEMG) tem o objetivo de  fortalecer a rede que conecta jovens que empreendem ou querem empreender de todo o estado de  Minas Gerais. Aliado ao Movimento Empresa Júnior do Brasil a federação é a maior de todo o país e cresce cada dia mais em quantidade e qualidade de pessoas unidas com o objetivo de desenvolver e ampliar o empreendedorismo universitário no país.

O Núcleo Central é o núcleo de empresas juniores da cidade de Belo Horizonte, região metropolitana e colar metropolitano.  É composto por jovens que tem como objetivo fomentar o empreendedorismo e alavancar os resultados e a experiência das Empresas Juniores, fortalecendo o MEJ  na região de Belo Horizonte, auxiliando na manutenção da rede.