Componente especializado do Farmácia de Minas, Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais

O serviço de GTM no Componente Especializado da Assistência Farmacêutica, município de Belo Horizonte, iniciou em setembro de 2014, a partir de uma parceria entre a gestão da unidade e o Centro de Estudos em Atenção Farmacêutica da UFMG. A unidade corresponde a uma farmácia para dispensação de medicamentos para doenças específicas, visando a garantia da integralidade do cuidado no Sistema Único de Saúde. A equipe da farmácia é composta por atendentes e farmacêuticos. 
 
No serviço de GTM, são atendidos pacientes portadores de doença pulmonar obstrutiva crônica, que tiveram o processo para adquirir medicamentos para o controle dessa comorbidade, recentemente aprovado . Os pacientes são convidados a ingressarem no serviço via telefone. Na ocasião, uma consulta presencial com a farmacêutica é agendada, caso o paciente tenha interesse. Atualmente, 84 pacientes estão em acompanhamento. Fazem parte do serviço duas farmacêuticas e uma estudante de farmácia. O contato com outros profissionais de saúde e prescritores, quando necessário, é realizado por meio de cartas entregues diretamente aos pacientes.
Nesse cenário foi desenvolvido um projeto de mestrado, que tratou-se de um estudo etnográfico com o objetivo de compreender o processo de implementação do GTM neste ambiente específico, envolvendo experiências de pacientes, gestores, farmacêuticos funcionários e coordenadores de atendentes.IMG-20150826-WA0070

Rolar para cima