O Serviço de Gerenciamento da Terapia Medicamentosa na Liga Acadêmica do Diabetes

Local: Liga Acadêmica do Diabetes – Ambulatório de Endocrinologia do Anexo Borges da Costa do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais.

A Liga Acadêmica do Diabetes (LAD) é um projeto de extensão criado em 2006 por alunos da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que oferece atendimento ambulatorial a pacientes com diabetes mellitus tipo 1 e 2. Tem como ferramenta, a educação desses pacientes com relação a sua doença, tratamentos medicamentosos, atividade física e alimentação, proporcionando um aprendizado mútuo dos pacientes e profissionais envolvidos no projeto. Os atendimentos acontecem às quartas-feiras à tarde, no ambulatório Borges da Costa, anexo do Hospital das Clínicas da UFMG.

Durante os atendimentos na LAD, após as consultas individuais, é realizado o Mapa de Conversação. Ele é uma ferramenta para a promoção de educação em saúde e nesse espaço de diálogo profissional-paciente são abordados diversos temas relacionados ao diabetes. As discussões são conduzidas por estudantes e/ou profissionais da equipe. Ao longo das consultas, os casos são discutidos com os preceptores e algumas vezes, junto à equipe.

A equipe atual da LAD conta com dois preceptores médicos endocrinologistas, quatro residentes em medicina, seis estudantes de medicina, duas farmacêuticas e dois estudantes de farmácia.

Os pacientes são encaminhados pela equipe médica ao serviço de GTM, iniciando o acompanhamento com a farmacêutica e o estudante de farmácia. Esse serviço está disponível no LAD desde outubro de 2013 e atualmente acompanha  35 pacientes.

A equipe de GTM assume, junto com o paciente e os demais profissionais, compromissos relacionados à farmacoterapia. As farmacêuticas atuam na promoção do uso racional de medicamentos através da resolução de problemas relacionados ao uso de medicamentos, garantindo que todas as necessidades farmacoterapêuticas sejam atendidas de forma integrada à equipe multiprofissional.

Período:  Desde outubro de 2013

Pacientes: 35 acompanhados pelo serviço de GTM.

Farmacêuticos responsáveis: Gabriela Brum e Georgiane Castro.

Estudantes de farmácia:  Atualmente dois.

Forma de captação:  encaminhamento pela equipe médica

Horário de Atendimento:  13h00 às 15h00, com Mapa de Conversação às 16h00 e discussão de casos/educação continuada às 17h00.

Salas:  A LAD possui 4 salas disponíveis, totalizando 12 atendimentos/dia. O serviço de GTM possui 01 sala durante 2 horas, que deve ser manejada de modo a atender os pacientes agendados.

Farmacêuticas e pacientes no Mapa de Conversação sobre insulinoterapia.