Escuta FaFar

A criação da Escuta FaFar se deu em 25/08/2017 pela necessidade de um serviço que acolhesse e dialogasse com os estudantes.

A Escuta FaFar tem como objetivos:

a) atender às demandas apresentadas pelos estudantes aos colegiados;

b) disponibilizar um espaço para o estudante falar das dificuldades e sofrimentos no processo de formação acadêmico-educacional;

c) oferecer aos estudantes orientações e dialogar sobre alternativas;

d) transformar dados numéricos, previamente apresentados pela Prograd em seus Relatórios de Acompanhamento e Desempenho Acadêmico dos estudantes, em contextos individuais de pessoas que possuem histórias, singularidades e demandas;

O serviço de escuta da Faculdade de Farmácia – a Escuta FaFar – é um espaço para circulação dos discursos e para tanto, se alicerça sobre os fundamentos: acolhimento, postura ética, singularidade do sujeito, confiança mútua, diálogo, ajuda personalizada, corresponsabilidade e o protagonismo do sujeito na resolução de sua demanda.
A escuta que se idealiza é um dispositivo de cuidado, que se abre para uma experiência alteritária, de encontros singulares e produtivos, em que o ouvinte se coloca no lugar do outro, com consideração, identificação, negociação e diálogo.
Desse modo, a escuta que se realiza na FaFar favorece o encontro, a experimentação, a troca frutífera de pensamentos, mediações e o compartilhar de experiências.

Nossa expectativa é que o serviço contribua para o retorno da autoestima dos estudantes atendidos; colabore para o processo de estabilização dos problemas pessoais e acadêmicos; contribua para a regularidade no curso; favoreça o cumprimento da trajetória menos sofrível, com maior satisfação acadêmica e consolide dados para o autoconhecimento institucional para melhoria/inovação da relação ensino-aprendizagem.

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