Curso de cromatografia líquida de alta eficiência 2º/2019

Objetivo

Capacitar o aluno em cromatografia líquida de alta eficiência por meio de treinamento teórico-prático. Ao fim do curso, espera-se que o aluno compreenda os fundamentos da técnica e os mecanismos de separação, bem como adquira noções práticas de como realizar análises empregando essa técnica.

Público-alvo

Profissionais farmacêuticos, biomédicos, químicos e afins, atuantes na indústria farmacêutica, química e/ou de alimentos, análises clínicas e toxicológicas e estudantes de graduação ou pós-graduação nessas áreas.

Conteúdo programático

• Fundamentos teóricos: mecanismos de separação, alargamento dos picos, parâmetros cromatográficos (conceitos e cálculos).
  • Instrumentação: bombas, injetores, colunas e sistemas de detecção (UV-visível, fluorescência, espectrometria de massas).
  • Controle dos parâmetros de separação e sua otimização: fase móvel, colunas, vazão de fase móvel, modos de eluição etc.
  • Cuidados com o sistema cromatográfico.
  • Aplicações: análise qualitativa e quantitativa. Uso de padrão interno e externo.
  • Tratamento dos dados.
  • Aula prática: conhecimentos necessários para realizar análise por CLAE.

Certificado

Ao final do curso, o aluno receberá um certificado de participação, emitido pelo Centro de Estudos e Desenvolvimento Analítico Farmacêutico (CEDAFAR) da Faculdade de Farmácia da UFMG.

Christian Fernandes

José Eduardo Gonçalves

Juliana Machado Brêtas

Mateus Araújo Castro e Souza

Naialy Fernandes Araújo Reis

Turma – 1 Cromatografia líquida de alta eficiência

Carga horária:

• teoria: 10 h;
  • prática 6 h

Período de matrícula: 04/09/2019 a 11/10/2019

Realização do curso: 18/10/2019 e 19/10/2019

Horário: Sexta e sábado, de 08:00 às 12:00 e de 13:30 às 17:30

Vagas: 28, sendo 3 reservadas a bolsistas

Investimento: R$650,00 à vista ou 3 parcelas de R$216,67

Orientações para requerimento de bolsas:

Enviar os seguintes documentos para o e-mail cedafar@farmacia.ufmg.br até 04/10/2019 (com o título “Requerimento de bolsa curso CLAE”):

• Servidores da UFMG: enviar comprovante de vínculo com a instituição e currículo vitae.
  • Alunos: enviar declaração de carência da FUMP e currículo vitae.

O resultado do requerimento de bolsas será divulgado nesta página no dia 07/10/2019.

Matricular - Curso HPLC