E aí, já sabe o que fazer com suas pilhas e baterias?

O que fazer com pilhas e baterias?

Com certeza você não deve destinar com o lixo comum, já que esses materiais possuem componentes tóxicos que são altamente prejudiciais ao meio ambiente e a sua saúde, isso porque em suas composições são encontrados metais pesados, como cádmio, chumbo e mercúrio, extremamente perigosos à saúde humana. Dentre os males provocados pela contaminação com metais pesados está o câncer e mutações genéticas.

Perigo

Está contido no interior destes produtos, quando elas são descartadas e passam por deformações na cápsula que as envolvem – amassam, estouram – e deixam vazar o líquido tóxico de seus interiores. Esse líquido se acumula na natureza e ele representa o lixo não biodegradável, ou seja, não é consumido com o passar dos anos. A contaminação envolve o solo e lençóis freáticos, o que prejudica a agricultura e a hidrografia.

 Legislação brasileira

A resolução nº 257 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), determina que os fabricantes devem inserir, na rotulagem dos produtos, informações sobre o perigo do descarte incorreto das pilhas e baterias automotivas e de celular no lixo comum.

Recicle
Recicle

As pilhas e baterias podem ser recicladas, reutilizadas, ou podem passar por algum tipo de tratamento que possibilite um descarte não nocivo ao meio ambiente.

A responsabilidade por recolher e encaminhar adequadamente as pilhas após o uso é do fabricante. Portanto, os materiais usados devem ser entregues aos estabelecimentos que comercializam ou às assistências técnicas autorizadas, para que eles repassem os resíduos aos fabricantes ou importadoras.

Confira locais de coleta de pilhas e baterias em Belo Horizonte, MG

Fonte: Google.com/maps

Rolar para cima