COVID-19 – Diagnóstico molecular

 

 

 

 

 

O Laboratório Institucional de Pesquisa em Biomarcadores – LINBIO do Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas da Faculdade de Farmácia da UFMG, integrante da rede de laboratórios de campanha do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, sob a coordenação do professor Adriano de Paula Sabino, já realizou pela técnica RT-qPCR até a data de hoje, um total de 14.648 testes, destes 4.133 com resultados detectáveis, 10.341 não detectáveis e 174 com resultados inconclusivos.

O LINBIO atua no monitoramento da comunidade acadêmica da UFMG, dentro do programa Monitoracovid, lançado em dezembro de 2020 pela UFMG em uma ação de retomada gradual das atividades presenciais de uma forma segura e consciente. O objetivo do programa era possibilitar a identificação precoce de casos suspeitos ou confirmados de covid-19, de forma a evitar a circulação das pessoas nos espaços da UFMG e rastrear seus contatos, em conformidade com as diretrizes da Organização Mundial de Saúde (OMS). Até o momento foram realizados 2.798 testes do MonitoraCovid. O monitoramento é ação conjunta com os serviços de telessaúde de telemedicina da Faculdade de Medicina da UFMG. O LINBIO também, em parceria com o DRI, realizou testagem para Covid em alunos de graduação com intercâmbio em outros países (11), monitora regularmente sua equipe técnica (700), além de prestar apoio a projetos de pesquisa de outros Departamentos de Pós Graduação da UFMG (714).

Com isso, o total geral de testes realizados no LINBIO no período de 06/07/2020 a 28/02/2023 atingiu o número de 15.362 testes pela técnica RT-PCR.

A equipe é composta por 11 membros, dos quais 1 aluno bolsista de IC, 1 pós-doutorando, 1 voluntário, 5 técnico de apoio, 4 servidoras e 1 coordenador.

 

Rolar para cima