O papel de uma Empresa Júnior

Empresa Júnior é uma associação civil sem fins lucrativos, formada e gerida por alunos de um curso superior, cujos principais objetivos são: fomentar o aprendizado prático do universitário em sua área de atuação; aproximar o mercado de trabalho das academias e os próprios, além de uma gestão autônoma em relação à direção da faculdade ou centro acadêmico. Com a elaboração de projetos de consultoria na área de formação dos alunos, com custo muito mais baixo que o mercado, somente para manter a empresa. Contemplam as necessidades de três clientes principais:

1 – Os alunos: Que se utilizam da interação entre os membros da empresa e da troca de conhecimento e experiências para se desenvolverem pessoal, profissional e academicamente;

2 – As empresas: Que se beneficiam com os projetos desenvolvidos pelos alunos, cujas características são a alta qualidade dos trabalhos, garantida pela orientação dos professores, e o baixo investimento, uma vez que as empresas juniores não visam o lucro. Assim, as empresas conseguem bons projetos a um custo muito baixo;

3 – As universidades: Que são favorecidas pelo retorno em imagem institucional, garantido pela divulgação que as Empresas Juniores necessariamente fazem ao seu nome. As Universidades que investem nas Empresas Juniores tem o retorno de imagem e, também, um retorno no que diz respeito à atração de novas parcerias, alunos e clientes (no caso de prestação de consultorias etc).

O que é feito em uma Empresa Júnior?
Basicamente, os alunos que participam de uma Empresa Júnior têm como rotina a elaboração de ensaios práticos apoiados em uma visão acadêmica, o que lhes proporcionam um considerável e importante diferencial competitivo entre aqueles que almejam prosperar profissionalmente.

Enfim, em uma Empresa Júnior, os alunos podem exercitar seu lado empreendedor e pesquisador, trabalhando forte na geração de novas idéias, contribuindo para a resolução de problemas e necessidades de grandes empresas.

A dica para as pequenas e médias empresas que queiram investir em ajuda para gerir o seu negócio, mas não possuem caixa disponível para contratar uma consultoria é optar pelas empresas de consultoria júnior formadas em universidades. Essas empresas funcionam como laboratórios para os alunos de graduação que querem colocar em prática os conhecimentos adquiridos em seus estudos. Os custos são muito mais acessíveis ao bolso dos pequenos empresários já que as consultorias não possuem fins lucrativos, os serviços prestados são semelhantes aos de grandes consultorias.

Fonte:
http://www.sobreadministracao.com/empresa-junior-o-que-e-e-como-funciona/
http://www.pensandogrande.com.br/consultoria-junior-e-opcao-para-pequenas-empresas/

Rolar para cima