Live I – Esforços da Faculdade de Farmácia no combate à Pandemia

Live do dia 21/05/2020


Assista a gravação da Live!


Resumo da Live  – Esforços da Faculdade de Farmácia no combate a pandemia!

Professora Maria José Nunes Paiva – Laboratório de Análises Toxicológicas (LATO) – ACT/FAFAR/UFMG

O Laboratório de Análises Toxicológicas (LATO) tem promovido ações de combate e enfrentamento da COVID-19 relacionadas a produção de álcool 80% para limpeza de ambientes, no controle de impurezas orgânicas voléteis do álcool a ser utilizado para a produção do álcool 80% para limpeza de superficies, álcool 80% glicerinado e álcool 70% em gel.

O álcool 80% produzido foi distribuido para a Moradia Universitária da UFMG, para o Hospital das Clínicas/UFMG e Hospital Risoleta Tolentino Neves/UFMG. E a próxima produção será destinda às Unidades Acadêmicas juntamente com borrifadores priorizando as equipes de limpeza e portarias. A entrega será acompanhada pelos alunos do Curso de Biomedicina da Faculdade de Farmácia que farão uma explanação sobre os locais críticos onde deverão ser aplicados o álcool 80 como maçanetas, catracas, elevadores, etc. Além disso, nossos estudantes irão falar sobre os aspectos de prevencão e da transmissão do novo coronavírus, para uma maior conscientização destes funcionários.

O LATO tem realizado as análises do álcool doado pela BR Distribuidora, que está sendo utilizado também para a produção do álcool glicerinado e álcool gel, com o objetivo de certificar que não haja presença de impurezas orgânicas provenientes da produção ou do transporte e armazenamento do produto. As análises visam a segurança na utilização do álcool, uma vez que a presença de impurezas poderiam conter substâncias tóxicas como metanol, benzeno, ou outros solventes aromáticos e alifáticos.

As atividades realizadas pelo LATO, conta com o apoio dos Técnicos Administrativo em Educação do LATO e do Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas da Faculdade de Farmacia da UFMG.

Professor Diego Ferreira e Lucas Miranda – Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Farmacêutica (CPDI-FAR) – PFA/FAFAR/UFMG

A pandemia de COVID-19 levou a um aumento significante da demanda por formulações alcoólicas antissépticas pelos hospitais locais. Diante disso, o Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Farmacêutica (CPDI-FAR) assumiu o compromisso da produção e fracionamento de álcool glicerinado a 80% (v/v) e/ou álcool gel a 70% (p/p) para suprir, parcialmente, os hospitais das Clínicas e Risoleta Tolentino Neves.

Até o momento foram produzidos cerca de 2000 almotolias de 250 mL de álcool glicerinado a 80% (v/v), o que equivale a 50% da demanda mensal desse produto. Além disso, foi realizado o fracionamento de 1150 frascos de 120 mL, 1550 frascos de 250 mL e 400 frascos de 1000 mL de álcool gel a 70% (p/p), o que equivale a 30% da demanda.

O Centro tem passado por uma reformulação, para adaptação em escala e atendimento à requisitos de segurança, que aumentará a capacidade de produção para o atendimento a 100% da demanda de ambos os hospitais, além de permitir a distribuição de parte desse material para outras unidades de saúde e para consumo interno da UFMG.

Prof. Adriano de Paula Sabino – Laboratório Institucional de Pesquisa em Biomarcadores (LINBIO) – ACT/FAFAR/UFMG e Coordenador do Comitê de Apoio ao Diagnóstico à Covid-19 da UFMG.

O Laboratório Institucional de Pesquisa em Biomarcadores (LINBIO) do Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas da Faculdade de Farmácia da UFMG, faz parte da Rede de Laboratórios de Apoio ao Diagnóstico juntamente com outros laboratórios da UFMG em açao conjunta com Secretaria de Estado de Saude. A UFMG se prepara para processar 2.000 testes/dia, fornecendo resultados de diagnóstico molecular (qPCR) para Hospitais e instituiçoes publicas. Já foram realizados e liberados mais de 3.000 testes em apoio à Fundação Ezequiel Dias da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (FUNED/SES/MG) e esta rede de suporte se amplia a cada semana. O LINBIO tem capacidade para realizaçao de 100 testes/dia, a qual poderá ser ampliada com a disponibilidade de insumos e demandas.

Rolar para cima