Vacinas para COVID-19 em teste no Brasil: desafios e perspectivas

Durante a última semana, o desenvolvimento e os testes das vacinas para COVID-19 foram destaque em toda imprensa mundial.

No Brasil, atualmente, as apostas são para duas vacinas bastante promissoras, cujos estudos contam com a participação de instituições públicas brasileiras. Uma delas, envolve a Fundação Oswaldo Cruz, em parceria com a Universidade de Oxford, da Inglaterra, e a outra é uma parceria entre o Instituto Butantan e a Sinovac, uma empresa privada chinesa.

O tema foi pauta para o webinário “Desafios da produção e acesso da vacina Anti-Covid”, que ocorreu na última quinta-feira, dia 23 de julho de 2020 e faz parte do ciclo sobre vacinas realizado pela Rede CoVida, em parceria com a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e com a Associação Brasileira de Economia da Saúde (ABrES).

Dentre os tópicos abordados no webinário, destaca-se a importância de se discutir os procedimentos para testes e registros de vacina no Brasil, a necessidade de uma produção nacional da tecnologia e, principalmente, a criação de políticas públicas que garantam o acesso da vacina a toda população.

O webinário foi transmitido pelo canal do YouTube do Cidacs/Fiocruz e pode ser assistido no link:

Desafios da produção e acesso da vacina Anti-Covid

Texto produzido por: Mariana Dias Lula, graduanda em Farmácia, Faculdade de Farmácia da UFMG

Revisão: Profa. Maria das Graças Braga Ceccato

Edição e postagem: Mariana Dias Lula

Referências:

1. DESAFIOS da produção e acesso da vacina Anti-Covid. Cidacs, Fiocruz, 2020. 137min. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=B31kqBJbeHo. Acesso em: 26 de julho de 2020.